Uma Breve Reflexão Sobre o Choque de Gerações


Desde o início dos tempos a humanidade sempre se renovou, seja em fatores tecnológicos ou culturais. Obviamente não temos a mesma personalidade do que pessoas que viveram no Egito antigo ou na Roma incrivelmente bizarra dos tempos de Calígula. Sabendo disso algum gênio criou o conceito de “eras” e “gerações” para diferenciar épocas e personalidades das pessoas no decorrer dos anos.

Nos tempos modernos algum outro “gênio” resolveu rotular as gerações de “geração X, Y e Z”, nunca entendi o motivo de as rotularem desse jeito, acho que o cara realmente acreditou que o mundo iria acabar com aquele lance “de 1000 passará e de 2000 não passará.”, ou que o mundo realmente iria acabar em 2012. Provavelmente a partir de agora irão rotular as gerações seguintes de “Z-1, Z-2...” ou irão voltar o alfabeto e fazer “geração A, B, C...”, porém essas gerações mais atuais acabaram se misturando com as antigas em fatores culturais e até mesmo tecnológicos, o que acabou sendo denominado de “choque de gerações”.

A geração X pode ser considerada a que surgiu durante ou até mesmo após a segunda guerra mundial, a Y surgiu mais ou menos na década de 70 e a Z se iniciou no fim dos anos 90, a mudança de comportamento no decorrer destas três gerações é visível, talvez seja por ensinamento dos pais da geração passada, pois acho que, como a geração Y foi educada por pais que viveram uma época rígida, eles acabaram sendo mais rígidos na criação de seus filhos, talvez seja por isso que a Y tenha uma época onde foi chamada de “geração da rebeldia”, e isso pode estar influenciando nesta nova geração.

Podemos dizer que a Z está se tornando uma geração mimada, pois os pais estão sendo muito liberais com os seus filhos, dando tudo aquilo que eles pedem, e se pararmos para pensar nisso, é algo assustador, já que no futuro essas crianças podem se tornar adultos vagabundos que irão querer tudo na mão de graça.

Lembro também que, quando criança, eu adorava ir para a rua jogar bola de gude, ir ao fliperama ou até mesmo brincar de pique-pega com as outras crianças, e hoje em dia isso não existe mais, atualmente as crianças só querem saber de ficar na frente do computador, ou jogando no tablet, smartphone ou videogame, elas não querem mais usar a imaginação criando histórias para brincar com os seus brinquedos, e sim aproveitarem uma história pré-definida de um game.

Falando em games, até mesmo nisso as crianças estão ficando mimadas, eu já vi um garoto de uns seis anos reclamando que o gráfico de um jogo como Devil May Cry estava ruim. Quando eu era criança me contentava com um monte de pixels em uma tela de fliperama ou numa Tv de tubo, as vezes tinha até que usar a imaginação para aceitar que aquele jogo poderia ser real, estas crianças deveriam agradecer pelos jogos de hoje em dia terem esses gráficos.

Também existe a questão de carreira, parece que a nova geração não se interessa mais por se tornar médico ou advogado, e sim para se tornar alguém famoso na internet, e um bom exemplo são os incontáveis canais surgindo no Youtube que não tem conteúdo nenhum e onde as pessoas só fazem vídeos para tentar conseguir visualizações, inscrições e likes a qualquer custo, tudo isso para terem os seus quinze minutos de fama.

Como hoje em dia tudo está a um clique do mouse de distância, não existe mais um esforço para conseguir aquilo que as pessoas querem, eu lembro que na minha infância, para fazer uma pesquisa de escola, eu tinha que procurar em livros e copiar a mão, ou se eu quisesse assistir algum filme eu teria que ir até uma locadora para tentar encontrar ou esperar o filme passar em alguma Tela Quente aí da vida para gravar no videocassete, se você chegar para uma criança hoje em dia e disser as palavras “videocassete” ou “locadora”, provavelmente elas irão te perguntar “O que é isso? Você ta falando em outro idioma?”.

Acho que o choque de gerações está mais em evidência agora, eu que nasci no fim da geração Y me impressiono com as músicas, filmes e outras coisas lançadas atualmente porque a maioria é ruim, totalmente sem conteúdo ou dificuldade para entender, provavelmente estamos criando uma geração burra.

Talvez nós iremos presenciar uma “zerada” nas próximas gerações, criando daqui há uns vinte anos uma geração neutra e parecida com a dos anos 70, a minha teoria é que estes futuros adultos não irão querer seus filhos mimados pois eles mesmos foram prejudicados por causa disso, e daí iriam dar uma educação e criação mais rígida. Ou não, talvez as coisas podem até mesmo piorar nas próximas gerações, e as pessoas vão continuar ouvindo músicas ruins, vendo filmes brasileiros de comédia e votando errado.

Sim, parece que estou me tornando um velho oficial, daqueles que falam “No meu tempo não era assim...”, acho que a nova geração “conectada” está perdida, e isso irá dar um grande problema no futuro, tomara que eu esteja errado. Sei que parte das pessoas que irão ler isso não vão entender o que escrevi aqui, mas um dia entenderão, e provavelmente também irão se tornar velhos rabugentos que falam “No meu tempo não era assim...”.

Comentários

  1. Muito bom o artigo.

    Realmente parece que as gerações fuuras terão probemas.

    Tenho 30 e jáposso me considerar em velho rabugento rs

    ótimo text, continue com esse bom trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário