Sobre Verão, Praia e Globeleza


Desde criança eu ouvi na televisão e/ou através de pessoas a frase "Carioca adora o calor", além da suposta alegria das pessoas pelo fato de ter chegado o verão, época do ano aparentemente tão legal que até certas emissoras de Tv criam uma programação alternativa para esses três meses, como o "Verão MTV", por exemplo. Bem, o tempo passou, eu cresci e comecei a odiar muito essa época do ano, e pode até ir além disso.

Não sei exatamente onde esse ódio pelo verão começou, acho que foram lá pelos meus catorze anos, e não sei direito por que começou, apenas aconteceu, e hoje em dia além de ódio eu acabo sentindo uma certa aversão as pessoas que adoram verão, porque eu acho que ficar três meses suportando um sol horrível na sua cabeça e ter a impressão de que você está no inferno são características o suficiente para ninguém gostar disso. E desde então esses primeiros três meses do ano são os que eu torço para passar o mais rápido possível.

Acho terrível sentir calor: Não dá pra vestir qualquer roupa que você quiser pra sair, tem que ser uma  "fresca"; Se a sua casa não tiver ar condicionado (como é o meu caso) você morre; Ligar o chuveiro no frio e mesmo assim a água sair quente; Não poder deixar os aparelhos eletrônicos ligados por muito tempo senão eles explodem; Dificuldade para dormir e facilidade para acordar; Passar o dia inteiro tentando se refrescar e fracassar; Começar a suar cinco minutos depois do momento em que você sair do banho; Horário de verão que é uma merda (parece que não irá escurecer nunca); Não dá pra dormir de conchinha... Esses são apenas os motivos que eu consegui me lembrar no momento de escrever isso, mas existem muitos outros.

E sei que muitos que estão lendo isso irão pensar "Mas aí no Rio de Janeiro tem praia", beleza, existe algo que eu odeio mais do que calor: praia. É um lugar onde basicamente você passa o dia no sol, tomando banho no mar e passando mal por ter engolido um pouco de água salgada, e na hora de ir embora você está com areia em todo orifício do seu corpo e que demora semanas pra sair, além do seu corpo ardido e descascando, então odeio praia, apesar da vista do mar ser bonita.

Talvez isso queira dizer que sou um falso carioca, e acho que isso é fato, já que eu adoro inverno e fico com raiva porque não existe inverno no Rio de Janeiro (ano passado fez quarenta graus num dia onde pela lógica deveria fazer no máximo vinte e cinco graus), mas pelo menos no inverno quando ligamos a Tv não está passando BBB e nem Globeleza. Falando nisso, eu li uma reportagem um dia de que o objetivo da Globo em fazer a Globeleza é mostrar a beleza das mulatas brasileiras, então se o padrão brasileiro de beleza for o da Globeleza desse ano, nem quero imaginar o que seria classificado como feio, putz, ligar a Tv e se deparar com aquela mulher feia sambando nua é assustador, a Globeleza do ano passado era melhor (nem lembro como era a outra Globeleza, mas com certeza era melhor que essa nova).

Se tudo der certo daqui há alguns anos estarei curtindo o inverno russo e não me preocuparei com nada disso, mas enquanto esse futuro incerto não chega, o jeito é suar a camisa... Literalmente...

Comentários