School's Out

Fim de ano, todos se preparando para o natal, para aquela baboseira de "ano novo, vida nova", e para os mais jovens, estudantes, é hora de correr, estudar para não repetir de ano. Confesso que nunca gostei da escola, achava que sempre atrapalhava a minha vida, porém, nos últimos dias, quando descobri que eu finalmente terminei os estudos (pelo menos do ensino médio) senti um pouco de saudade, pessoas que eu provavelmente nunca mais irei ver, como alguns professores que ajudaram a formar o meu caráter, toda a merda que eu vivi até chegar ali, enfim, quem é mais velho entende o que eu tô falando.

A escola, principalmente o ensino médio, pode mudar nos próximos anos, mas sempre vai ter um "grupinho da bagunça", um cara que se salva no último bimestre, um professor que todos amam e outro que todos odeiam, disso eu devo sentir falta, de todas essas situações que eu já vivi, e sei que a escola não vai acabar só porque eu concluí os estudos, e que posso sempre passar ali em frente e lembrar, pois todo ano enquanto alunos antigos saem, outros novos entram.

Sei que no fundo todas as escolas são iguais porque, além de eu ter estudado em sete escolas nesta minha jornada, esta semana assisti uma a peça de teatro, sobre a escola, feito por estudantes, uma peça de esquetes, bem simples, para alguns ali na plateia até mesmo uma peça despretensiosa, para mim uma pequena melancolia ao me lembrar que posso não viver mais os momentos representados de forma satírica durante aquelas esquetes.

Apesar de ter sido uma "peça sobre a escola realizada por alunos da escola dentro da quadra da escola", não se deixou levar pela repetitividade, e foi além de algumas limitações de cenários e atuações (mas confesso que tinha um cara que roubava a cena, acho que ele se chama Marcelo, se você está lendo isso, saiba que você é um bom ator), a peça teve um roteiro bem escrito e uma trilha sonora bacana.

Mesmo estudando teatro e já ter atuado algumas vezes, eu não sou muito ligado em peças, acho uma plataforma de entretenimento limitada comparada ao cinema, por exemplo. E acho que roteiros mais sérios não funcionam muito bem em teatros, o que funciona melhor neste lugar são esquetes, que na maioria das vezes são cômicas, mas no caso dessa peça, eu acabei deixando o lado cômico do roteiro de lado, e no lugar apenas tentando lembrar do momento em que eu vivi que era equivalente ao apresentado durante a esquete.

Sei que pode vim a faculdade a seguir, mas acho que não vai ser a mesma coisa. E eu que achava que a escola, principalmente o ensino médio, nunca iria me fazer falta, taí o momento onde eu paro pra refletir e chegar a conclusão de que eu estava errado, e que nesses anos de colégio eu sei que aprendi muita coisa, e são coisas além das matérias, aprendi a ser alguém.

Comentários