Faroeste Caboclo - Crítica


Confesso que após o filme "Somos Tão Jovens", fiquei com um pé atrás ao assistir "Faroeste Caboclo", e devido ao "preconceito" de que brasileiro não consegue fazer adaptações fiéis as minhas expectativas ficaram muito baixas, acho que talvez seja por isso que eu tenha me surpreendido.


Quem já ouviu a música da banda Legião Urbana conhece a história: João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira) deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), por quem se apaixona e gostaria de viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias (Felipe Abib) que viria a se tornar seu grande rival.

Como eu disse, não fui assistir ao filme com muita esperança, e me surpreendi, a adaptação foi bem fiel a música original, claro que como sempre existem algumas mudanças, mas de modo geral foi uma ótima adaptação.

Algumas cenas e conduções do filme ficaram exatamente do jeito que eu imaginava ao ouvir a música, como o lance dos Flashbacks por exemplo, além disso, o roteiro de José Carvalho e Paulo Lins foi muito bem escrito, acrescentando detalhes no que correspondia em alguns versos "soltos" da música, fazendo com que a trama (e arrisco dizer até a musica) seja melhor entendida.

A direção do novato René Sampaio ficou muito boa, da pra notar que o diretor tem muita influência de Quentin Tarantino, os enquadramentos ficaram muito bons e os focos também, as atuações estão excelentes, principalmente a de Fabrício Boliveira, que encarnou muito bem o João de Santo Cristo, o personagem ficou exatamente do jeito que eu imaginava. Até mesmo a sem sal Isis Valverde teve uma ótima atuação, me surpreendendo.

A adaptação do longa na época da geração "Rock Brasília" dos anos 1980 caiu como uma luva, transformando Maria Lúcia numa "jovem rebelde", e a união com a história literalmente seca de João de Santo Cristo deixou o filme com a cara estilo "os opostos se atraem", e apesar da cena em que eles se conhecem ter ficado meio forçada, foi uma grande ideia dos roteiristas.

Apesar do filme ter surpreendido nesses aspectos, a fraca fotografia incomoda, tendo algumas cenas escuras demais e outras claras demais, por exemplo. A trilha sonora também não ajuda, com aquele tema de faroeste dos anos 70 que não combinava em nada com as cenas que eram transmitidas na telona.

Algumas modificações na adaptação também não ficaram muito boas, como a cena do duelo final, por exemplo, que poderia ser bem melhor (apesar do lance dos 5 tiros ter sido fiel, eu contei xD). Mas apesar disso, a "filosofia" narrada no fim deixa o filme com o tom dramático, o que gostei muito, mesmo já sabendo como seria o final pelo fato de já ter ouvido a música.


AVALIAÇÃO FINAL

Bom

Uma boa adaptação, superou as minhas expectativas, um roteiro bem escrito e o filme bem conduzido, ótimas atuações e o fator de melancolia ao ver uma cena e lembrar do verso da música correspondente. A fotografia e a trilha sonora não ficaram muito boas, e a adaptação de algumas cenas poderia te sido melhor, mas isso não atrapalha ao dizer que é um bom filme e uma adaptação bem fiel, vale a pena ficar na sala do cinema até o final dos créditos, para ouvir toda a música que deu origem ao filme.

Comentários

  1. Seu viado, sem sal é vc! Isis Valverde é uma atriz boa para cacete!

    ResponderExcluir

Postar um comentário