Sobre Erros, Futebol e Notas


Essa semana uma pergunta me moveu: Por que diabos as pessoas vêem só os erros dos outros? O lance foi que essa semana eu fui quase apedrejado porque cometi um erro (não interessa o erro, não agora), mas além disso eu tenho qualidades, e todo mundo tem.

Por exemplo: Eu sou um merda jogando futebol, num país onde é considerado "o país do futebol", pra falar a verdade nunca fui fanático em futebol, comecei a acompanhar alguns campeonatos no início da minha adolescência, após a copa de 2006, e apesar de ter ficado puto na época porque o Brasil perdeu, eu gostei do campeonato em geral. E assim as pessoas me xingam, falam que sou um ser humano fraco só pelo fato de não saber jogar ou não entender muito bem o mundo do futebol (grande merda).

Bem, eu nunca soube fazer algumas coisas, mas outras sim (como desenhar por exemplo), e sempre tento dar o meu melhor nas coisas que eu sei fazer, às vezes não consigo ser tão bom assim, mas tento fazer o possível. Mas de alguma forma as coisas que não sei fazer tem um peso maior que os meus "dons", e isso prevalece.

Outra coisa que veio na minha mente durante a ultima semana é o lance de notas baixas ou altas na escola. Sério, nota baixa, média ou alta, o que isso prova? Quem inventou que a inteligência das pessoas têm alguma ligação com as notas que ela tira na escola ou na faculdade? Eu me considero um cara inteligente, esperto, criativo etc, mas digamos que as minhas notas da escola nunca foram as mais altas da classe, passei raspando em alguns anos, e isso não me fez ser mais burro do que alguma garota nerd queridinha dos professores.

A conclusão que eu chego é que as pessoas não reconhecem as suas próprias qualidades, não reconhecem que aquilo que elas sabem fazer é a unica coisa que importa, que não interessa o que ela não sabe fazer, o que interessa são as diferentes características que cada pessoa tem, e isso basta. E que não quer dizer que só porque você foi reprovado numa faculdade de música não signifique que você seja ruim em música, se você mostrar o seu trabalho pra alguém que não entende de música (funkeiros), você será considerado uma pessoa muito boa.

Percebo que essas regrinhas impostas pela sociedade são falhas, coisas como notas, criticar pessoas sem conhecê-las bem são erros, e o mundo está cheio de pessoas assim. Imagino como deve ser no futuro, se tudo irá melhorar ou piorar, o caminho não está bom, mas acho que se olharmos primeiro as qualidades que cada pessoa tem, a sociedade seria mais legal e menos superficial.

Comentários