Looper - Assassinos do Futuro - Crítica



E se em um futuro próximo as viajem no tempo fossem inventadas? Bem, você pode pensar que será algo ótimo, mas imagine se as viajens no tempo fossem consideradas perigoras e proibidas pelo governo, sendo assim usadas por criminosos e mafiosos do futuro para se livrarem de suas vítimas de um jeito mais facil, usando "cumplices" no passado? É essa a idéia proposta no filme "Looper - Assassinos do Futuro".


Kansas City, 2044. Viagens no tempo são uma realidade, mas estão apenas disponíveis no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja que sejam eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro.

Apesar de parecer complexa e confusa, na verdade o longa carrega uma trama bem simples, apenas com alguns pontos confusos no início, mas que você entende no decorrer do mesmo.

Confesso que fui assistir o filme com grandes expectativas, e sinceramente, não me decepcionei, apesar do longa dividir opiniões, eu o achei no geral um ótimo filme, me impressionei com a originalidade que o longa traz, o que ta sendo precario em Hollywood atualmente.

O novato diretor e roterista Rian Johnson fez um bom trabalho, podendo ser um nome de peso no cinema no futuro, mas devido a pouca experiência, o diretor/roteirista pecou um pouco no desenvolvimento do longa, como a desnecessária maquiagem no Joseph Gordon-Levitt.

Os efeitos especiais são bons, e um destaque foi misturar um tema tão legal como viagens no tempo com telecinese, e não tentar explorar ao máximo o tema. Outro destaque com certeza são as atuações, em especial de Joseph Gordon-Levitt (esse cara ta me surpreendendo a cada filme que faz) e para a surpresa de todos a atuação do menino Pierce Gagnon, que simplesmente roubou a cena, ofuscando até mesmo Bruce Willis e o próprio Gordon-Levitt, que realmente parece o Bruce Willis mais novo, tanto na aparência quanto no jeito de agir, e sobre Willis, acho que ele está atuando muito no "modo automático" ultimamente, e nessse longa não foi diferente.


Uma coisa que é comum em filmes sobre Loop temporal são os paradoxos, e neste longa não é diferente, e devido a pouca experiência de Rian Johnson alguns fatos terminaram mal-explicados ao fim do filme.

Enfim, o longa é ótimo para se assistir, tem um início complicado, mas um meio simples e um final simples, o roteiro tem alguns furos, mas nada muito grave. 




AVALIAÇÃO FINAL

Bom

É um filme bastante "curtível", claro que poderia ter ficado melhor se tivesse um diretor com mais experiência (cheguei a imaginar em como ficaria este filme nas mãos de Zack Snyder por exemplo), mas até que Rian Johnson mandou bem, podendo ser um grande diretor no futuro, a atuação de Joseph Gordon-Levitt e principalmente do menino Pierce Gagnon estão incríveis, mas o que eu mais gostei foi a originalidade do filme, em uma industria cinematográfica atual que só vive de sequências, remakes e adaptações horríveis de livros horríveis, Looper foi um grande achado. Tem alguns furos no roteiro, mas no geral é um ótimo filme, pode assistir sem medo.

Comentários