Atividade Paranormal 4 - Crítica


Em 2009, o primeiro filme da franquia "Atividade Paranormal" estreiou nos cinemas do Brasil, o longa chamou a atenção pela quantidade de sustos, história bem conduzida, apesar de ter sido um filme de baixo orçamento, conseguiu um estrondoso sucesso. Três anos depois chega as telonas a quarta parte da franquia, mantendo o mesmo nível de sucesso (liderou as bilheterias na semana de estreia).

A história da quarta parte se passa cinco anos após Katie (Katie Featherston) matar a irmã Kristi (Sprague Grayden) e o cunhado Daniel (Brian Boland) e levar consigo o sobrinho Hunter, após os acontecimentos do segundo filme, eles se mudaram em um tranquilo suburbio. Na casa ao lado vive a adolescente Alice, que acompanha os passos do garoto sem que ele perceba, ao menos aparentemente. Até que estranhos eventos acontecem em sua casa, colocando-a em perigo.

Bem, os produtores usaram a mesma formula dos filmes anteriores, tentando dar bons sustos nos telespectadores, mas provavelmente devido a incompetência pecaram nas cenas de susto, o que os tornaram bastante previsíveis. Cerca de 90% das cenas de "sustos" de paranormal não tem nada, qualquer coisa pode assustar, um personagem, um gato, um Kinect (acredite) e até mesmo a edição foi usada para tentar dar sustos nos telespectadores, sem conseguir muito sucesso, transformando todas as cenas de susto prevísiveis e bem sem graça.

Além disso, o roteiro parece uma peneira, sem duvida foi o filme da franquia que mais levantou duvidas, e não respondeu nenhuma delas no final, o deixando superficial demais, a tentativa de explicar o "paranormal" foi totalmente contra a idéia proposta nos dois primeiros filmes.

O longa tentou colocar uma nova familia na franquia, os personagens são bem carismáticos, principalmente a Alice e o seu namoradinho, mas a lenta e cansativa condução do longa acabou deixando tudo bem parecido com um Reboot malfeito, e assim como no terceiro filme, algumas cenas presentes no trailer e/ou nos comerciais de tv não estão na edição final do longa.

Apesar de tudo, o final do filme, como todos os anteriores da franquia, merece todo o mérito, foi bem dirigido e assustador, dando espaço para um quinto filme, o que é uma pena, pois um quinto filme seria desnecessário, provavelmente a partir daqui a série começará a desandar, se tornando, infelizmente, um novo "Jogos Mortais" em questão de perda de qualidade.



AVALIAÇÃO FINAL

Regular

Com certeza "Atividade Paranormal 4" foi o filme mais fraco da franquia até agora, parece que pegaram tudo o que tinha de pior nos filmes anteriores e colocaram nesse aqui, o roteiro é cheio de furos, cenas de susto que não dão susto, e absolutamente nada de inovador na franquia, o final é bom, e consegue levar todo o filme nas costas, mas a cena pós créditos é totalmente dispensável.

Comentários