Anthony Perkins


Era filho de um famoso ator da Broadway Osgood Perkins, que atuou em Scarface, clássico de 1932 - ano em que Anthony nasceu - e que morreu quando ele tinha apenas cinco anos. Foi criado pela mãe, que ele mesmo definiu uma vez como "muito possessiva e bastante problemática".

Subiu ao palco pela primeira vez aos 14 anos e estreou no cinema em 1953 no filme Papai Não Quer, dirigido por George Cukor. Em 1956 foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel em Sublime Tentação de William Wyler.

Perkins como Norman Bates em "Psicose"
Entrou para a galeria dos grandes nomes de Hollywood ao interpretar Norman Bates (um assassino em série da obra Psycho, de Alfred Hitchcock), em 1960. O filme teve duas continuações, uma em 1983 e outra em 1986.

A partir de Psicose ele passou a interpretar só personagens neuróticos ou atormentados, com grandes problemas psicológicos como em Crimes de Paixão, de 1984, ou Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de 1989.

O ator foi casado com a irmã da atriz Marisa Berenson, Berinthia, teve dois filhos, mas nunca negou ter sido homossexual. Morreu aos 60 anos, vítima de complicações de saúde decorrentes da AIDS.

Comentários