Um dos conjuntos de maior sucesso na história, a banda vendeu 200 milhões de discos ao redor do mundo, obtendo o recorde de manter por mais tempo um álbum (Dark Side of the Moon) no Top 200 da Billboard – 741 semanas consecutivas, ou seja, mais de 14 anos.
Show da banda |
O próximo disco – já sem a presença de Syd – More, de 1969, trilha sonora para o filme homônimo, contava com David Gilmour já como guitarrista e vocalista principal em todas as faixas.
Durante algum tempo a banda permaneceu sem rumo certo em função da perda do líder e principal letrista. Discos experimentais e longas músicas instrumentais são exemplos dessa época: Ummagumma, álbum duplo de 1969, Atom Heart Mother (1970) e Meddle (1971). Antes de seu disco de maior sucesso, Dark Side of the Moon (1973), a banda ainda lançou em 1972 Obscured by Clouds, outra trilha sonora e um dos discos mais singulares do Pink Floyd.
Foi com Dark Side que a banda se tornou mundialmente conhecida e atingiu grande nível de popularidade. O disco, aclamado pelo público e pela crítica, tematizava sobre diversos problemas que afligem o homem moderno, como o dinheiro, a loucura, a morte e a apatia, dentre outros. Esse sucesso intensificou a influência do baixista Roger Waters, que criou os conceitos de todos os demais álbuns dessa época.
Capa do album "Dark Side of the Moon" |
São eles: Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979) e Final Cut (1983). O primeiro trata basicamente sobre a ausência – tanto a de Syd quanto a dos membros à época, em parte desmotivados por terem alcançado tanto sucesso com o disco anterior. Há também severas críticas à indústria fonográfica em geral, exemplo de Welcome to the Machine e Have a Cigar.
Animals, não tão bem recebido pela crítica quando do seu lançamento, é uma adaptação do clássico de George Orwell, A Revolução dos Bichos. Apesar disso, o disco é provavelmente o auge técnico dos integrantes e possui muito boa avaliação entre os fãs.
Com o próximo disco – The Wall – que muitos concordam ser o ponto alto de Waters como compositor, a banda novamente alcança o topo das paradas da Billboard, vendendo mais de 11 milhões de cópias, o que o torna o disco duplo mais vendido de todos os tempos. Complexo e bastante autobiográfico, o disco tem como ponto chave o processo de isolamento causado por traumas sofridos ao longo da vida.
Um deles, a morte do pai na 2ª Guerra Mundial, é mais bem trabalhado no último disco sob a liderança do baixista: Final Cut, que também contém críticas à política bélica britânica, comandada na época por Margaret Thatcher.
Ultima apresentação do Pink Floyd, no Live 8 |
Waters, que alegava sérias divergências com os demais membros da banda, declarou o fim em 1985. Insatisfeitos com o desfecho da situação, David Gilmour, juntamente com o baterista Nick Mason brigaram na justiça com Waters, ganhando o direito de continuar usando o nome Pink Floyd mesmo sem a presença do ex-líder.
Após isso foram lançados 2 álbuns sob liderança do guitarrista: A Momentary Lapse Of Reason, de 1987, com fortes influências da década de 80 (e que ainda não continha a presença de Wright), e The Division Bell, de 1994, com diversas letras co-escritas pela mulher de Gilmour, Polly Samson.
Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no Festival Live 8, em Londres. Em 15 de setembro de 2008 morre o tecladista Richard Wright, pondo um fim no sonho de um possível retorno da formação clássica do Pink Floyd.
Comentários
Postar um comentário