“Meu nome é Marcio e estou enviando essa foto para você poder me explicar esse fenômeno, lhe asseguro que não é montagem. Não sei te dizer quando foi revelada, só sei que foi durante um culto religioso, parece um anjo… o que pode me diser sobre isso???”Uma das melhores fotografias que já recebemos, sem dúvida parece um anjo, completo com asas, e mesmo algo em mãos… seria uma harpa?
Talvez sim, talvez não, fato é que há outros borrões brancos na imagem que não lembram imagens religiosas, e talvez mais relevante, há uma menina de vestido branco que está na mesma posição que o “anjo”. Ou o contrário seria mais verdadeiro.
Podemos explicar a imagem como resultado da longa exposição do filme, que capturou todos os elementos mais luminosos da imagem — aqueles brancos e prateados — enquanto o fotógrafo movimentava a câmera, inadvertidamente. Some isso com um tanto de pareidolia, e tem-se o resultado na imagem.
O diagrama abaixo deve ajudar a entender os efeitos aqui:
Em amarelo estão ainda indicados os borrões por movimento produzidos por outras fontes de luz e que se espalham por toda a imagem. São eles que explicam também as “asas” do anjo borrado. São borrões do mesmo vestido da garota.
Perceba que a posição relativa entre o anjo branco e o borrão à sua esquerda reproduz exatamente a mesma posição relativa da menina de vestido e o homem de camisa branca. Esta combinação dá uma boa segurança de que nossa interpretação da imagem está correta: este anjo de luz é apenas uma imagem borrada da menininha cantando.
Um anjo, realmente.
[Com agradecimentos a Marcio Silva pelo envio]
Fotógrafo bêbado. Aconteceu muito no meu casamento…
ResponderExcluirMarcelo.
Mais assustador, é o número de pessoas que acreditam nisso. Vamos lá, pessoal.
ResponderExcluirHá indícios de que a foto foi tirada com flash, pelo brilho no rosto dela, e a sombra do fio do microfone, na mesma direção em que é vista, além de outras fontes de luz, como a que traça a sombra do microfone lá atrás.
Esta fonte é tão forte, que nem o flash pode apagá-la.
Em fotos tiradas em locais mais escuros, aumenta-se o tempo de exposição do filme (o mesmo acontece em fotografias digitais.)
O que acontece? O flash “queima” no filme a primeira imagem, e todas as outras luzes e reflexos, continuam a traçar o filme, enquanto o Obturador não termina a exposição, traçando os brilhos com o movimento da câmera depois do disparo.
Façam o teste com uma câmera DSLR por exemplo, e verão o resultado.
Por essa segunda fonte de luz, o microfone também traçou a imagem, ou seriam esses, microfones do paraíso?
Enfim, é bom que divulguem essas informações técnicas, para evitar a má interpretação de fatos simples, porém desconhecidos para grande parte das pessoas.
Abraços!
É interessante a semelhança, mas também acho que não são anjos. Pois a outras formas aparecendo na foto que não se parecem com nada. Se é um anjo, a outra forma aparecendo a esquerda é o que? Se fossem anjos é lógico que apareceriam de forma definica, como a forma da direita.
ResponderExcluirUma outra esplicação possível é que o fotógrafo é um fumante e a fumaça apareceu no flash.
Ok, para o pessoal que está vendo anjos… que tal dar uma olhada na geladeira… aquela manchinha no vidro de maionese, com certeza forma a imagem da virgem Maria.
ResponderExcluirSomos humanos… vemos aquilo nossos olhos captam e nosso cérebro traduz. Se seu cérebro foi regado a dilúvios, cobras falantes e virgens dando a luz… claro que vc vai ver um anjo.
Eu vejo uma foto amadora tirada com um flash de má qualidade.
Quanta gente ignorante… por favor.. vocês leram a explicação ou olharam para a foto e tiraram suas próprias conclusões? É nítido que não passa de uma foto mal batida, que mania de procurar imagem de santo em tudo.
ResponderExcluir