Tudo é Mais Belo à Noite

Apesar de seguir um percurso diário maçante e repetitivo de mais de quarenta minutos de volta para casa dentro do trem enquanto ouço podcasts ou álbuns completos, pelo menos uma vez por semana volto de ônibus (já que aos sábados os trens não funcionam direito), e apesar de preferir trens, o percurso de volta para casa de ônibus tem algo a mais, a apreciação da cidade à noite.

Como pego o ônibus à noite e o mesmo segue pela Avenida Brasil, consigo admirar a estrada, o mar, shoppings e as luzes, penso como tudo fica mais belo nesse horário, aquele clima de mistério que te faz imaginar toda uma trama de detetives bem noir dos anos cinqüenta, ou até mesmo encontrar inspiração para escrever textos como esse.

À noite as luzes surgem e brilham mais, o silêncio é mais dominante, seja em sua casa ou até mesmo na rua, tão dominante a ponto de o som de seus pensamentos se tornarem altos o suficiente para você não só ouvi-los bem, mas aprofundá-los dentro de uma viagem por muitas vezes melancólica ou nostálgica.

Pensar é como as luzes à noite, nem todos conseguem enxergar a beleza (ou até mesmo graça) nisso, mas basta um esforço para ver que, apesar de tudo, existe beleza, tanto nas luzes da cidade quanto em nossa mente.

Até mesmo o ouvido musical melhora, começamos a prestar mais atenção em melodias ou nas letras, começamos a imaginar sobre a vida daqueles outros passageiros que estão no interior do ônibus naquele momento, e que eles estão ali, parecidos com você, porém meros desconhecidos, tão longe e tão perto, até que imaginamos a vida que escolhemos, o nosso futuro, família, amigos, e a partir daí surgem os diversos questionamentos, até que nos vemos discutindo com nossa própria consciência.

É incrível como essa linha de raciocínio pode se estender além do tempo de percurso do ônibus até o final a pé, ainda pensamos sobre a vida, sobre nós, sobre tudo, sobre como é bom deitar em nossa cama após um dia cansativo, ou como será espetacular o Season Finale daquela série que você irá assistir assim que chegar. Até que tiro os fones do ouvido e retorno à realidade, os pensamentos se acalmam por alguns momentos, finalmente estou em casa...

Comentários

  1. Realmente a avenida brasil a noite nos faz pensar mto no que é paraíso !!!" ��������✌✌

    ResponderExcluir

Postar um comentário