Um Roteiro que Escrevi Após Pensar em Alguns Amigos que Estão se Formando no Ensino Médio


Três amigos andando pelo shopping, param no McDonald's, Lucas pede um combo de Big Mac, Marllon um Cheddar e Rafael apenas uma casquinha, sentam na praça de alimentação e começam a conversar.

LUCAS - É, finalmente, fim do ano, fim do ensino médio, zero de preocupação no ano que vem, yuppiiii!

MARLLON - Zero de preocupação para você, que no ano que vem já tem um emprego garantido na firma de seu pai, eu vou ter que viver toda a chatice da faculdade, lá vem mais estudos.

RAFAEL - Não me faça rir, Marllon, você vai fazer arquitetura, vai estudar sobre algo que você gosta, e eu aqui que vou ficar na área de direito, eu odeio direito, não queria direito, maldito Enem, não deveria ter tirado uma nota tão alta...

MARLLON - Cara, é só você não fazer (dá uma mordida no Cheddar), era pra você estar feliz, você passou pra algo que é difícil de se passar, mas já que você não gostou, simplesmente não faça.

RAFAEL - E os meus pais orgulhosos que sempre quiseram um advogado na família, o que farei com eles?

LUCAS - Mate-os!

RAFAEL - Nada disso, deixa pra lá. Talvez tenha um lado bom, talvez a faculdade seja igual aquelas que aparecem nos filmes. Sabe o que isso significa? Garotas, festas e bebidas aos montes (olha para a casquinha e percebe que ela acabara de derreter) Ah, e talvez lá tenham ar-condicionados fortes o suficiente para eu não sentir tanto calor como estou sentindo nesse início de verão.

LUCAS - Acho que garotas, festas e bebidas só existem no American Pie, e ar-condicionado bom deve existir só em Harvard, duvido que tenha isso na UFRJ.

MARLLON - Maldita faculdade, queria ficar um tempo descansando, um ano talvez.

LUCAS - Nessa de ficar descansando, quando você perceber já vai estar com 30 anos.

MARLLON - Pelo menos vou estar fazendo aquilo que sempre gostei de fazer... Nada.

RAFAEL - Isso enjoa. Cara, não interessa a faculdade, só quero ganhar dinheiro e viajar pra Nova Zelândia.

LUCAS - Por que Nova Zelândia? Você não pode ser normal e querer ir para a Disney como todo mundo? (começa a desenhar um círculo no ar) Existe todo esse universo e você quer ir pra Nova Zelândia? Por que?

RAFAEL - Simples, Senhor dos Anéis.

LUCAS - E daí?

MARLLON - É onde filmaram aquele filme que você começou a assistir e dormiu nos primeiros trinta minutos.

LUCAS - Rafael, você quer ir pra lá por causa disso? Por causa de um filme chato? Prefiro a Disney, eles fizeram Frozen.

RAFAEL (cantando no ritmo da música do Frozen) - LET IT GO! LET IT GO! VA-DI-AAAAA

MARLLON - Música chata da porra.

Eles riem, mas começam a ficar pensativos ao verem que os lanches acabaram, exceto pela batata frita do combo do Lucas, ficam um tempo em silêncio.

RAFAEL - O que será da nossa amizade daqui pra frente? Sabe, cinco anos estudando juntos é muito tempo, não podemos acabar desse jeito.

MARLLON - E por que tem que acabar? Cara, a nossa amizade vai continuar a mesma coisa, seremos unidos para sempre.

RAFAEL - Cai na real, Marllon, não teremos tempo para nos ver, estaremos ocupados com outras coisas, estaremos em lugares diferentes, fazendo coisas diferentes, será difícil nos vermos.

LUCAS - Isso faz sentido. Mas não vamos deixar isso acontecer, sentiremos saudades uns dos outros.

RAFAEL - Saudades sim... Voltarmos a nos ver, acho difícil.

MARLLON - Então faremos um pacto aqui e agora! Não importa o quão ocupados a gente esteja, iremos dar um jeito de nos encontrarmos, pelo menos uma vez por ano... Feito?

Os três unem as mãos.

RAFAEL - Feito.

LUCAS - Feito.

MARLLON - Bem, eu vou ter que ir agora, quero ir pra casa descansar, fazer aquilo que eu mais gosto de fazer, nada.

LUCAS - Também vou, tenho que fazer compras para o natal.

RAFAEL - Vou me encontrar com minha namorada, tô indo também.

Eles se levantam da mesa e se olham.

MARLLON - Então... Até um dia...

RAFAEL - Até um dia...

LUCAS - Até um dia...

Os três seguiram direções diferentes e nunca mais se reencontraram.

Comentários