A copa do mundo no Brasil acabou de acabar, e ao invés de fazer postagem sobre cada jogo, resolvi fazer essa como uma espécie de crítica geral do evento, antes de tudo já digo que foi a copa em que eu mais torci de todas, infelizmente esse ano não deu para a seleção brasileira, mas foi uma ótima copa.
Os jogos foram todos emocionantes, onde na maioria deles na fase do mata-mata acabaram indo para a prorrogação e alguns para os pênaltis, algumas seleções foram gratas surpresas, enquanto outras foram decepcionantes, os estádios estão ótimos e eu não esperava que a torcida daria um show tão grande.
Das seleções desta copa talvez a que mais tenha chamado atenção foi a Costa Rica, que fez uma campanha impecável, considerando que só teve jogos difíceis, conseguiu se classificar no seu grupo, considerado "o grupo da morte" e ainda chegou até as quartas de final, sendo eliminada pela Holanda somente nos pênaltis; já seleções grandes como Itália, Espanha, Inglaterra e até Portugal não conseguiram sequer passar da fase de grupos. A Espanha, goleada logo na estreia contra a Holanda não conseguiu se organizar, e Portugal, cheio de problemas, nem mesmo com Cristiano Ronaldo (que não jogou nada) não conseguiu ganhar.
Chegando nas oitavas de final com a seleção brasileira jogando contra o Chile, sem dúvida este foi o jogo em que eu mais torci e vibrei nesta copa e talvez na minha vida inteira até aqui, Brasil passando no sufoco nos pênaltis com ótimas defesas do goleiro Júlio César, aliás, esta foi a copa dos goleiros, muitos brilharam, e alguns até foram eleitos os melhores da partida.
Nas quartas de final o Brasil teve até um jogo tranquilo, mas a fratura de Neymar preocupou, e depois que a Alemanha se classificou para a semi contra o Brasil, eu sabia que sem Neymar e Thiago Silva (suspenso), só um milagre classificaria a seleção brasileira para a final, já que vendo os jogos da Alemanha desde o começo da copa, eu percebi que seria a seleção mais forte desse campeonato.
E nas semi-finais, o Brasil tomou um vexame de 7X1 dos alemães, um vexame que entrou para a história e que vai ser lembrado ainda por muitas e muitas gerações, assisti a este jogo com amigos e quando acabou o primeiro tempo não queria assistir mais, mas como todos ali continuaram vendo, tive que assistir ao "estupro" até o final, e para "piorar", vimos a Argentina passando para a final no Maracanã em cima da Holanda, nos pênaltis, e na disputa de terceiro lugar, outro fracasso da seleção brasileira, 3X0, tá certo que depois do jogo contra a Alemanha eu não tinha ânimo nem para assistir o jogo (e realmente não assisti), então imagina os jogadores para jogar, mas pelo menos poderia ter vencido para sair da copa com um pouquinho de dignidade.
Na final no Maracanã tivemos um bom show de encerramento, que pelo que a internet falou foi melhor que o show de abertura, eu não tenho como comparar porque não vi o show de abertura. Não consegui torcer para ninguém na final, a Alemanha que nos humilhou ou a Argentina que nos odeia? Parecia até o slogan de Alien Vs Predador: "Não importa quem vença, nós perdemos.", então apenas assisti e ouvi o jogo (sim, eu fui assistir ao jogo só depois pela internet, no momento do jogo eu estava ouvindo pelo rádio) dando vantagem (não torcendo, dando "vantagem") para a Alemanha, por ser uma seleção mais forte, mas o jogo foi disputado e claro, acabou com a Alemanha sendo tetracampeã do mundo, com um gol no segundo tempo da prorrogação, um título merecido, por causa do coletivo, da força e do grande e duradouro trabalho que os alemães tiveram até aqui.
É TETRA! É TETRA! |
Agora existem duas seleções tetracampeãs na cola do Brasil, Itália e Alemanha, e acho que o principal motivo do Brasil ter perdido foi que a seleção estava confiante demais, é comprovado que em qualquer esporte quando algum time ou seleção se torna tão confiante, o rendimento tende a cair, e quando é criticado, melhora, e isso também justifica o fato de Cristiano Ronaldo ter jogado tão mal e mantendo viva a "maldição do melhor do mundo", já que nenhum melhor do mundo conseguiu jogar bem em copas, e torço para que o Brasil só ganhe as Olimpíadas até 2018 e perca todos os outros campeonatos, além de se classificar para a próxima copa na repescagem, porque quem sabe assim, o Brasil jogue melhor e conquiste o hexa logo, antes que Itália e Alemanha nos alcance.
Sobre alguns jogadores, sempre odiei o jogador Hulk, e depois dessa copa aumentei mais este ódio, não jogou nada (na verdade nunca jogou), e sobre criticarem o Fred, o chamando de "cone", acho que a culpa não é dele, já que ninguém tocava a bola para ele. Por outro lado Neymar, David Luiz, Bernad, entre alguns outros, são jogadores que eu gosto muito e espero que esses caras estejam em 2018.
Enfim, a copa do mundo de 2014 foi excelente, talvez a melhor copa que eu vivi até agora, com ótimos jogos, super disputados e com grandes surpresas, se eu pudesse eu cancelaria as Olimpíadas de 2016 para fazer no lugar uma outra copa do mundo com todas as seleções do mundo e com jogos de ida e volta, triste é saber que agora temos que nos contentar com
só faltou falar sobre a mordida do suarez e da punição absurda que ele levou, tirando isso bom post
ResponderExcluirsdds brasil de 2002/2006, aquilo era seleçao e só perderam a copa de 2006 por causa de uma fatalidade.
ResponderExcluir