O Prazo de Validade das Amizades


"Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos." - Estava escrito em um cartão de natal dado para George Bailey após ele ter ajudado o seu anjo da guarda a ganha asas, frase verdadeira, poética e ao mesmo tempo controvérsia. Desde o início desse humilde planeta, talvez todas as espécies de seres vivos já participaram de chamados "trabalho em equipe" que em vários casos se desenvolveu para afeto, o que para o ser humano se denomina "amizade", e com certeza você que está lendo isso tem ou já teve amigos.

Mas será que uma amizade pode durar para sempre? Usando como base a minha própria experiência de vida posso arriscar dizer que é pouco provável uma amizade durar mais de 10 anos, e que talvez só será possível disso vier a acontecer se você e o seus amigos seguirem o mesmo rumo na vida, como por exemplo, ambos trabalharem juntos na mesma empresa ou morarem juntos e outras coisas do tipo, se isso não se encaixa atualmente com a sua relação com o seu melhor amigo, pode apostar que daqui há alguns anos esse amigo se tornará um desconhecido.

Talvez o principal motivo pelo qual as amizades terminam são as decepções constantes com os amigos, e onde chega ao ponto em que você pára pra pensar que o amigo que você acostumava a ver praticamente todo fim de semana hoje em dia só é encontrado através da internet de vez em quando e apenas uma vez por ano pessoalmente, e provavelmente vocês param de se encontrar por motivos "bobos", e que depois de um tempo você percebe que não faz mais sentido tentar manter a amizade com tal indivíduo.

De quem será a culpa para o fim da amizade? Sua ou do seu amigo? Quem será que perdeu o interesse? Devo arriscar dizer que o término de tal amizade é apenas uma consequência da vida. Uma vez em que a personalidade e opiniões do ser humano estão em constante mudança, chega em um ponto em que as suas ideologias não são mais as mesmas de seu amigo, o inverso do que se mostrava anos atrás, já que agora talvez sua preferência política, religiosa ou até mesmo sexual não bata com o padrão da nova personalidade de seu antigo amigo, já que este pode ter se tornado um cristão fanático ou um petista, até chegar ao ponto em que vocês dois não tem mais assuntos compatíveis, levando, assim, a decepção mencionada anteriormente e consequentemente ao afastamento de ambas as partes.

Voltando a interpretar a frase do início deste texto, daria para concluir que realmente se um homem tiver amigos, ele dificilmente será um fracassado, porém uma amizade também pode levar o homem ao fracasso, e que assim como a personalidade do ser humano, o seu ciclo de amizades também precisa evoluir e amadurecer.

Comentários