O Espetacular Homem-Aranha - Crítica


Quando um Reboot da série de filmes do Homem-Aranha foi anunciado, muitas pessoas ficaram com um pé atras ou até mesmo criticaram depois da bem sucedida trilogia de Sam Raimi.

Em "O Espetacular Homem-Aranha" a história de Peter Parker é recontada, dessa vez mais "próxima" do universo dos quadrinhos, além disso, esse novo filme tem uma preocupação de focar na história do pai de Peter.

A história de Peter contada no filme é bem próxima e ao mesmo tempo bem distante da versão das HQ's, no filme, Peter não é aqueles nerds rejeitados pela sociedade, ele é apenas um simples adolescente, com problemas simples, como a má compreensão da parte dos mais velhos.

É inevitavel a comparação desse filme com o "Homem-Aranha" de 2002, começando pelo próprio Peter Parker, a atuação de Andrew Garfield é mais "adolescente" do que a de Tobey Maguire, mas apesar disso, Andrew Garfield tranforma um simples adolescente num personagem muito sofredor, com um sofrimento exagerado em algumas cenas, nesse ponto, Tobey Maguire é mais ator. 


Outra comparação é a direção de Sam Raimi com a direção de Marc Webb, mas nesse ponto posso dizer que os dois diretores são bem competentes, apesar disso, "O Espetacular Homem-Aranha" é mais bonito visualmente do que o de 2002, com cenas em camera lenta e em primeira pessoa incriveis, e o 3D só ajuda, os efeitos também estão ótimos.


O maior erro do filme foi não saber explorar muito bem a rivalidade Aranha X Lagarto, acontece tão rápido que se você piscar não entende por quê o Lagarto odeia o Aranha. Além disso o final dado para o vilão foi tão simples que chegou a ser ridículo.


A cena pós créditos também deixou a desejar, mas não foi algo muito desastroso, outro ponto fraco foi a trilha sonora, que em alguns momentos não acompanhava as cenas, mas a boa direção conserta muito bem esse erro.


O ponto forte do longa foi explorar mais o lado Peter Parker do que o lado Homem-Aranha, coisa que ja foi feita em "Homem-Aranha 2", mas acabou ficando melhor trabalhado nesse novo filme. Outra coisa boa é que o filme é bem dinâmico, com cenas de ação realmente espetaculares.

    AVALIAÇÃO FINAL
Bom
O filme não decepciona, muito pelo contrário, cumpriu o que prometeu (dentro do seu contexto), a direção e os efeitos visuais estão incriveis, destaque também para a atuação de Martin Sheen (tio Ben), e a exploração do lado mais "humano" do Homem-Aranha, infelizmente, o buraco no roteiro faz o filme inteiro parecer acontecer por acaso, a cena pós créditos também não é tão boa em comparação aos outros filmes dos heróis da Marvel, mas continua sendo bem interessante, enfim, "O Espetacular Homem-Aranha" é um ótimo filme, totalmente notável, assim como a trilogia de Sam Raimi, mas não chega a ser "Espetacular".

Comentários