Pra um jogo ser bom ele precisa de gráfico bom?

Donkey Kong

Pra ser bom, o jogo precisa ter bom gráfico

 

Parece que isso era o que se passava na cabeça dos produtores lá pelo final da década de 90.
Alguns clássicos começaram a mudar do 2d para o 3d e em muitos casos, a textura ficava pior do que o anterior.

Não demorou para pipocar pra todo lado que o jogo era totalmente 3d, e isso virava praticamente slogan de venda. Pouco tempo depois...

Na evolução do video game isso sempre aconteceu. Desde o atari e melhoras de hardware, os jogos começaram cada vez mais a ganhar forma e foram abandonando o quadrado pra algo mais redondo.

Resident Evil 2
"quase" desastres:

Prince Of Persia
Vários jogos foram desastres no que se pode dizer da sequência, onde esqueceram o jogo, a diversão, e focaram nos gráficos.

Algumas franquias fizeram sequências legais, mas em geral, todas elas deixaram de ser o que eram antes.

Você pode por exemplo pegar o Prince of Persia, em que o 1 e o 2 eram mesmo "o jogo", mas depois que migraram para o 3d, abandonaram a essência do jogo.

O Prince of Persia é um exemplo de franquia que mudou pro 3d e que não foi totalmente fiasco, mas se você perguntar para os amantes de toda a saga, eles sempre vão dizer, assim como eu, que os melhores são 2d.

Por mais que outros jogos da série como o The Sands of Time sejam bons (ou ótimos), eles na minha opinião, deixaram de ser Prince of Persia. Você se sente jogando qualquer coisa menos Prince of Persia.

O Resident Evil 5 e o Mortal Kombat 4 não me deixam enganar.

Mortal Kombat 2
A grande maioria das pessoas que eu conheço, amantes do Resident Evil desde o 1, costumam dizer a mesma coisa: Resident Evil de verdade vai só até o 3...

Depois do Resident 4 o que se lançou, foi um aproveitamento da franquia  e nomes famosos para fazer dinheiro com um jogo super moderno com gráficos ultra-bonitos.

Você não tem mais suspense, mansão, enigmas etc. Você se deslumbra com o gráfico maravilhoso, jogabilidade ou seja lá o que for dos jogos novos, e poderia até dizer que é um excelente jogo, ignorando o fato dele se chamar Resident Evil.

The King of Dragons
Depois que o Mario foi relançado para Nintendo Wii em 2d e vendeu horrores, todo mundo abriu os olhos para o que as pessoas realmente queriam: Diversão.

Antigamente você jogava Mega Drive, Super Nes, jogos como Biker Mice From Mars, Rock'n Roll Racing, Goof Troop, Final Fight, Battletoads, Altered Beast etc e se divertia de verdade.

Final Fight

Biker Mice From Mars
Battletoads in Battlemaiacs 
A emoção que os jogos passaram a ter, foram a mesma de um filme no cinema, e o pior de tudo,  é que os jogos-filme, passaram a ser requisito para muitos gamers.

Eu gosto muito de jogos-filme como Metal Gear, Mass Effect etc, mas eles não deveriam ser requisito na cabeça dos gamers que só pensam em gráficos.

Observando novamente a indústria dos games, muitos deles estão voltando às raízes para os sucessos em 2d, como o Mortal Kombat 9, Donkey Kong Country Returns.

Foi interessante quando vimos que o Nintendo Wii com o hardware mais fraco que os outros fez sucesso além do esperado, com jogos focados na diversão.

Batman Returns
Você ainda joga old games? Você ainda procura emular games antigos pra matar a saudade?

Não que a gente deva simplesmente dizer que os Jogos-filmes com gráficos fodões não são bons. Eles são bons, devem continuar, mas o que não pode mudar é a nossa cabeça comprando um game por exemplo que você fecha no final de semana, baba nos gráficos dele, guarda na prateleira, e pense que todos os outros consoles e produtoras devam seguir apenas este exemplo, ou dizer que todos os gamers querem gráficos bons.

Rock N' Roll Racing
Vejam o exemplo de Plants Vs Zombies.  Em 2009 ficou no top 30 de melhores games do ano, no meio de muita "gente grande" como Assassin's Creed. Não preciso citar Braid que tem uma das melhores críticas também, no meio de tantos jogos de playstation 3, ele humildemente se destaca sem gráficos 3d.

Plants vs Zombie
Eu espero mais games divertidos, onde a primeira coisa que a produtora pense seja no conteúdo, onde eles contratem mais pessoas na parte técnica do jogo, de idéias e menos artistas gráficos. Continuaremos observando o mercado de games pirando quando jogos em 2d como Castlevania Symphony  of The Nights, vende mais do que um jogo com gráfico duas ou três vezes melhor que o dele.

Castlevania
As grandes empresas irão fazer mais daquilo que VENDE mais. Se as pessoas se mostrarem mais interessadas em gráficos apenas, elas irão parar de focar na história e conteúdo do game, focando apenas em gráfico - é o que tem acontecido com jogos de grandes empresas mudando a forma de fazer games, como a EA.  

Comentários