Quando o Natal não é uma Noite Feliz…

“Se você acha o Halloween uma noite assustadora, tente sobreviver ao Natal….”

Estamos naquela época do ano em que iluminamos nossa casa, montamos uma bela árvore repleta de bolinhas brilhantes, trocamos cartões e mensagens positivas, distribuímos presentes, cumprimentamos até a sogra…

Inspirado na data, o Nunca Viu preparou para você uma lista de 25 filmes de terror relacionados ao tema…Produções que envolvem pessoas que odeiam o Papai Noel, matam as outras vestidas com trajes natalinos, bonecos de neve assassinos, brinquedos cruéis….boas festas!

1. Tales From The Crypt (1972) – grande clássico que inspirou mestres como Stephen King e George Romero e introduziu a série de TV com o mesmo nome nos EUA, além de contar com grandes nomes como Peter Cushing. Numa das histórias, mulher mata o marido na noite de Natal e antes que possa se livrar do corpo é atormentada por assassino vestido de Papai Noel. A antologia é excelente, tendo na história da viúva negra um suspense de tirar o fôlego, principalmente quando você imagina o que possa acontecer com a criança caso o assassino resolva entrar…

2. Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night, 1984) – após presenciar a morte de seus pais, garoto cresce e se torna um assassino cruel que utiliza as roupas de Papai Noel para atrair novas vítimas…Esta produção sofreu grande preconceito quando foi lançada, pois os pais temiam que as crianças perdessem a magia do Natal. O assassino segue a cartilha dos psicopatas: tenta seguir uma vida comum, mas o encontro com o passado resgata seu ódio pela data. Lilyan Chauvin faz uma Madre Superiora insuportável, uma personagem que faz a Madrasta da Branca de Neve se tornar uma vovozinha. Está longe de ser um clássico como apontam, mas vale a pena dar uma espiada!

3. Natal Sangrento 2 – Retorno Macabro (Silent Night, Deadly Night 2, 1987) – continuação da saga do rapaz atormentado pelo seu passado traumático. Neste filme, o irmão do assassino do primeiro filme decide continuar a trilhar um rastro de sangue nas noites de natal, depois de um contato com um psiquiatra. O assassino, interpretado por Eric Freeman (que fez Israel em “Colheita Maldita“), está mais insano do que o Billy do original, matando tudo que tenha vermelho, tendo na cena do guarda-chuva uma das melhores da série. O primeiro ainda tinha um conteúdo sério, típico de um slasher, já este é mais lembrado pelos momentos cômicos como o do “garbage day“, que está no TOP das mortes mais ridículas do cinema.

4. Natal Sangrento 3 (Silent Night, Deadly Night 3: Better Watch Out!, 1989)Ricky Caldwell, o “Papai Noel assassino” é trazido de volta por um cientista louco, enquanto uma mulher cega se vê conectada ao psicopata…Com o nível descendo pela chaminé, este filme tenta incluir na mitologia da série pesadelos no estilo “A Hora do Pesadelo“, com momentos nonsense voltados para o sobrenatural. Foi comandado por Monte Hellman, que, na década de 50, dirigiu o tosco “A Besta da Caverna Assombrada“. E o assassino é interpretado pelo bad guy Bill Moseley.

5. Natal Sangrento 4 – A Iniciação (Silent Night, Deadly Night 4 – Iniciation, 1990) – uma repórter decide investigar uma mulher que pulou de um prédio em chamas e se vê envolvida em uma seita de bruxas que querem fazer um ritual de sacrifício no Natal. Dirigido por um Brian Yuzna (A Noiva do Re-Animator) pouco inspirado, este filme tem pouca relação com o Natal apesar do título. Aliás, a história poderia se passar em qualquer data que não faria diferença alguma. Vale a pena pela presença de rostos conhecidos como Clint Howard e Reggie Bannister no elenco. Mas, onde está o Papai Noel assassino?

6. Natal Sangrento 5: Horror Na Loja de Brinquedos (Silent Night, Deadly Night 5: The Toy Maker, 1992) – depois de quatro filmes matando pessoas vestindo uma roupa de Papai Noel, decidiram dar um descanso para o assassino e criaram uma continuação sem relação nenhuma com os filmes anteriores. Neste, um fabrincante de brinquedos e seu cruel filho passam a aterrorizar pequena cidade do interior, criando brinquedos mortais. Após perder o marido, vítima de um dos brinquedos, Sarah decide lutar contra esse mal….

7. O Terror Pode Esperar (Don’t Open Till Christmas, 1985) – Trabalhar como Papai Noel pode ser extremamente perigoso quando se tem um assassino que odeia a data e essa figura popular. A Scotland Yard quebra a cabeça para tentar descobrir que empalou um Papai Noel e continua matando os homens que se vestem assim. Aqui a mística do bom velhinho termina quando você vê exemplos que bebem, assistem a shows eróticos e cometem adultérios em frente aos filhos. A direção capenga de Edmund Purdom atrapalha o resultado final, mas é um filme bem violento e vale a pena dar uma chance a ele.

8. Jack Frost (1997) – Esqueça tudo o que você já viu em boneco de neve. Jack Frost é um perigoso assassino que morre após um acidente de estrada em que ele choca com um caminhão carregando material genético. Seu corpo se mistura com a neve e ele se transforma num terrível mostro de neve, com dentes afiados, desejo de matar, e efeitos especiais de fazer um abraço na sogra se tornar emocionante. Felizmente, a criatura não é anatomicamente perfeita! Algo que você aprenderá nesse filme: aerosol pode ser mais destrutivo do que dinamite.

9. Jack Frost 2: A Vingança (Jack Frost 2: Revenge of the Mutant Killer Snowman, 2000) – O boneco de neve assassino está de volta mais sedento do que nunca!! Após um acidente no laboratório, Jack Frost é trazido de volta à vida com desejo de vingança contra aqueles que o destruíram no passado. Mas, desta vez Jack Frost está indestrútivel…tanto que ele decide perseguir sua vítima numa ilha tropical (!!!) Isso mesmo…muito ruim.

10. Gremlins (1984) – Garoto ganha de presente uma pequena criatura, com a recomendação de não molhá-la, o que acontece acidentalmente. O estranho animal começa a reproduzir-se rapidamente, dando origem a diabólicos seres, que transformam a cidade num verdadeiro inferno. Produção divertidíssima com monstrinhos nojentos e bem-humorados. Destaque para a cena no cinema…


 11. Noite do Terror (Black Christmas, 1974) – Chegou o Natal! As garotas de uma fraternidade fazem planos para o feriado, mas estranhas ligações anônimas começam a incomodá-las. Quando Clare desaparece, elas ligam para a polícia, que não dá muita bola. Enquanto isso, Jess está planejando um aborto, mas seu namorado Peter é radicalmente contra. Quando uma garota de 13 anos é encontrada morta no parque, a polícia finalmente começa a se preocupar e grampeia o telefone da fraternidade, mas será que isso será suficiente para impedir a morte de mais garotas? Possui uma das cenas de mortes mais memoráveis do gênero, fazendo trilha com a voz de crianças em um coro e um certo unicórnio…


12. Natal Negro (Black Christmas, 2006) – Refilmagem do filme de terror de 1974, o filme conta a história de Billy, um garotinho que sofreu abusos de sua mãe, que mata o marido e prende Billy no sótão para sempre, a fim de começar uma nova família com seu amante. Quando a mãe de Billy engravida de uma menina e a trata com amor, algo que Billy nunca vivenciou, ele foge do sótão depois de anos e mata brutalmente sua mãe e o amante. E tem início uma série de assassinatos! Inferior ao original, mas também possui seus bons momentos como aquele envolvendo biscoitinhos natalinos ou aquele referente aos olhos arrancados…
13. Natal Sangrento (One Hell of a Christmas, 2002) – Todos nós sabemos que o Natal reserva boas surpresas para quem se comportou bem durante o ano. Mas, o que acontece com aqueles que deixaram a desejar? Um presente amaldiçoado, transforma esta noite mágica em uma noite sangrenta e mortal. Um filme de terror que vai fazer você se comportar bem direitinho, para esperar seu presente na noite de Natal! Até a primeira hora, trata-se de um longa trivial, envolvendo bandidos, drogas, sequestros e vinganças. Depois que o mal desperta e passa a atormentar Carlitos, tem início momentos bizarros com monstros e demônios…

14. Noite em Fúria (Santa´s Slay, 2005) – O tão conhecido e bondoso velhinho é uma figura muito má. Sua bondade só ocorre quando perde uma aposta que fez com um anjo. Depois de mil anos, quando acaba o prazo da aposta, ele quer recuperar toda a maldade perdida e corrigir sua reputação. De volta à ativa com suas perversidades, na noite de Natal ele decide acabar com a alegria e começa a matar pessoas e o que era para ser uma noite de festa acaba se tornando um pesadelo. Atenção: não assista a este filme na noite de Natal, pois Papai Noel existe e é mau. Filme divertidíssimo, com a participação especial na cena inicial de Fran Drescher; além de contar com a sempre carismática Emilie de Ravin, a Claire de “Lost“.

15. Christmas Evil (Christmas Evil / You Better Watch Out, 1980) – Conta a história de um garoto que amava o Natal, mas se decepcionou quando flagrou o Papai Noel fazendo sexo oral em sua mãe. Com o passar dos anos, Harry começa a trabalhar de numa fábrica de brinquedos, enquanto tenta a todo custo resgatar o espírito natalino. Mas, o comportamento das crianças, o cinismo e a hipocrisia enchem o saco de Harry, que decide dar início a uma vingança sangrenta! “Se você for mau, então seu nome vai para o livro dos meninos e meninas maus, então, eu trarei algo para vocês…..algo horrível!”

16. Brinquedo Assassino (Child’s Play, 1988) – Antes de morrer baleado por policial, psicopata agarra-se a um boneco e entoa um cântico vodu. Na mesma hora, um garoto ganha um boneco semelhante ao enfeitiçado e estranhos crimes começam a acontecer, sempre envolvendo o garoto e seu boneco. Todo mundo conhece o personagem Chucky, então não é necessário apresentações. Porém, poucos se lembram que a história se passa na época natalina…e o brinquedo assassino seria um presente que Andy ganhou.
17. Elves (1990) – Cientista misterioso cria uma estranha forma de vida, meio humana, meio animal. O monstro será enviado para alguém, no Natal, embrulhadinho, dentro de uma caixa, como um inocente presente! Apesar do título no plural, só há um elfo no filme. Parece uma referência ao Gremlins, mas não é: este é ruim mesmo. Os efeitos especiais destroem qualquer possibilidade de envolvimento com o que está sendo visto.

18. O Dia da Besta (El Dia De La Bestia, 1995) – Após 25 anos de estudo, vigário descobre que o anticristo nascerá no dia 25 de dezembro. Sem saber o momento e o lugar exato, ele sai às ruas de Madri para encontrá-lo e matá-lo, envolvendo-se com malucos, pessoas inocentes e outros personagens bizarros. Produção espanhola cult, que trabalha com o humor negro de forma genial! Cenas memoráveis, num filme inesquecível!!

19. Rota da Morte (Dead End, 2003) – Véspera de Natal. Noite Feliz. Tudo corria bem para aquela família que viajava numa estrada quase deserta rumo a casa de um parente até que Frank, que está ao volante, avista uma sinistra mulher de branco, com um bebê no colo, parada no acostamento. O pesadelo está para começar. Aos poucos, os cinco passageiros daquele carro vão sendo envolvidos por uma série de sinistros acontecimentos. Como nos bons filmes de terror, um a um vai sendo eliminado. Mas não se sabe por quem. E por que aqui está acontecendo? Ganhador de festivais internacionais de filmes de terror, “Rota da Morte” lembra aqueles episódios do “Além da Imaginação“, embora um pouco arrastado e previsível para os atentos! Vale a pena!
20. Santa Claws (1996) – Rapaz mata a mãe na noite de Natal e vestido de Papai Noel elimina todos que cruzam o caminho de uma estrela pornô por quem ele é obcecado. Produção de baixo orçamento, dirigida e roteirizada por John A. Russo (sim, o responsável pelo roteiro da obra suprema do horror “A Noite dos Mortos-Vivos“, de 1968), que no mesmo ano faria algo pior ainda o péssimo “Scream Queens’ Naked Christmas“! Que saudades dos bons tempos…

21. Noite de Sombras, Noite de Sangue (Silent Night, Bloody Night, 1973) – Um velho casarão, que por muitos anos serviu como asilo de loucos, tem os acontecimentos relacionados ao seu passado investigado pelo advogado que pretende vendê-lo. Mas um misterioso assassino, fugido de um sanatório, está disposto a interferir em seus planos! Produção barata, prima pobre de “Black Christmas“: algumas cenas copiadas, incluindo as ligações telefônicas. Destaque para a cena da revolta dos pacientes do asilo contra os médicos!

22. Fantasmas Contra-Atacam, Os (Scrooged, 1988) – Na véspera do Natal, executivo ranzinza de rede de televisão é perseguido por três fantasmas que infernizam a sua noite na tentativa de transformá-lo num ser humano melhor. Baseado em obra de Charles Dickens, trata-se de uma produção bem feitinha, com ótimos efeitos especiais numa boa interpretação de Bill Murray. Ainda assim, é um filme família, para ver num domingo à tarde.

23. Brinquedos Diabólicos (Puppet Master vs. Demonic Toys, 2004) – Quinto volume da série Mestre dos Brinquedos, que conquistou certo sucesso por apresentar uma mistura de terror com cenas cômicas. Dessa vez, dois irmãos descobrem a secreta fórmula de família capaz de dar vida aos bonecos. Porém, uma fabricante descobre e rouba a fórmula. Ela começa a produzir vários bonecos e planeja atacar com eles no dia de Natal. Para tentar impedi-la de estragar o Natal de todos e fazer várias vítimas, os irmãos em juntam a uma policial. Agora eles lutam para impedir que a fabricante concretize seus planos e isso pode ser uma aventura verdadeiramente perigosa. Os efeitos continuam fracos, mas a série é cult é possui sua legião de fãs!

24. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)Jack Skellington, o rei da cidade do Halloween, decide espalhar a alegria do Natal por todo o mundo. Mas sua bem-intencionada missão acaba deixando o Papai Noel em perigo e cria um pesadelo para as crianças do mundo inteiro! Quem salvará o Natal? Excelente animação de Tim Burton, com personagens sombrios e bem caracterizados, envoltos numa melancôlia sem fim. Bem melhor do que “Noiva Cadáver“…

25. A Noite do Pavor (To All A Goodnight, 1983) – Um slasher completamente sem inspiração sobre um Papai Noel que decide aterrorizar as jovens de uma escola. Teria a morte algo a ver com uma garota que foi morta numa iniciação há vários anos? O número de mortes é alto, mas a imagem é muita escura, o que dificulta a visualização dos acontecimentos. Há algumas boas cenas de nudez e gore, mas nada que você não tenha visto antes em filmes melhores!


Adaptado de Boca do Inferno.

Comentários