Sobre pulseiras do equilibrio






Vim aqui tecer algumas linhas sobre a última moda que tomou o Brasil: não falo das camisetas com brazões de países europeus, embora elas merecessem um pouco da minha atenção. Me pergunto quando foi o que o homem brasileiro moderno parou de usar camiseta de time de futebol e passou a se vestir de Faustão. Mas isso aconteceu e é uma pena. Só que não é disso que venho falar essa noite, amigos do fórum. Venho falar da lamentável moda das pulseiras do EQUILÍBRIO.


Não sei em que momento o homem passou a andar tão torto e desequilibrado com as próprias pernas para precisar de uma pulseira que pudesse mantê-lo DE PÉ. Tá certo que eu já voltei de algumas mesas de bar muito torto, mas não é uma constante, e também duvido que a pulseira pudesse dar conta daquilo. Eu já virei para uma mendiga na Avenida Paulista e perguntei “A senhora quer lamber meu rosto se eu imitar um gorila?” Cara, mas nem que eu estivesse usando 30 pulseiras no braço que conseguiria ganhar alguma espécie de equilíbrio naquela situação...

     
Rubinho Barrichelo usa pulseiras do equilíbrio
Eu admiro muito o jeito que o mundo funciona. Atenção para a série de eventos: 1) bolaram uma pulseira. Bonitinha, até. 2) disseram que ela tem a capacidade de alterar o JEITO QUE SEU CORPO FUNCIONA. Parem para pensar nisso. É uma pulseira que faz você ser mais SINISTRO. Imagina. Você tá ali normal, MEIO BAMBO (porque é como você está normalmente, né? Já que você sofre de labirintite…), põe a pulseira e fica EQUILIBRADO. Essa é a parada. Botou a pulseira, ficou reto, ereto. Aliás, eu inclusive me pergunto se ela funciona para casos de impotência sexual. Imagina o malandro meio broxa, amarra uma pulseira no pênis e fica de boa…

Mas mais fantástico do que alguém tentando fazer você crer nisso, é o próximo evento: 3) quando você acredita. E assim as cidades (Rio e São Paulo, as que eu vivo) se tornaram avenidas para um imenso desfile do acessório. Ao contrário das camisas com brazões, que têm até algum sentido – é roupa de playboy, e playboy tem dinheiro, e mulher gosta de dinheiro, logo se você vestir uma camisa pólo escrito “CROÁCIA” você vai pegar mulher -, acreditar que a pulseira do equilíbrio é uma parada um pouco – só um pouco – menos fictícia que aquela história do Joãozinho trocar a vaca que ele ia vender na cidade por feijões mágicos. E olha que os feijões eram realmente mágicos mesmo, e o Joãozinho se  meteu numa aventura muito emocionante. Mas porque era um conto infantil. Na vida real, o Joãozinho iria voltar para casa com os feijões e tomar uma surra da mãe. E na vida real a pulseirinha não te deixa equilibrado. Esportes, 8 horas de sono por noite e uma boa alimentação fazem isso.

Pulseira do equilíbrio é o nariz de palhaço do século XXI.

(Publicado originalmente em Badalhoca).

Comentários